No momento você está vendo A regra do jogo para alcançar o sucesso no Facebook

A regra do jogo para alcançar o sucesso no Facebook

Muitas pessoas se perguntam: “Será que Facebook funciona mesmo?”. A resposta é simples: sim!

Como ter sucesso no Facebook? Essa é a pergunta de 1 milhão, talvez 2 milhões de dólares! Mas trago algumas dicas de como que é possível ter sucesso no Facebook.

Muitas pessoas se perguntam: “Será que Facebook funciona mesmo?”. E eu simplesmente pergunto assim: Você conhece pessoas que tenham resultados com Facebook? 99% dizem que sim. Então, se essas pessoas estão conseguindo ter sucesso, significa que você também pode! Um ponto importante que muitas pessoas não entendem é qual a regra do jogo.

Em todos os campos da nossa vida a gente está jogando. Essa é uma metáfora que vou utilizar aqui para ficar mais claro. Se você quer empreender, existe um tipo de jogo que você vai jogar, ou seja: existem comportamentos, existem maneiras de jogar esse jogo e abrir a sua empresa. Se você quer ser funcionário público, o caminho é outro e as regras são outras: você precisa estudar para um concurso, ser aprovado, e assim por diante.

 

video-marketing-tips-for-brands-on-facebook - Foto: Reprodução

 

Portanto, em tudo na sua vida, você tem que jogar e assim é que funciona. E o mais importante para você ter sucesso nessa rede social é entender a regra do jogo. O primeiro ponto dessa regra é que essa ele tem como principal produto nós, os usuários. Tudo que é feito no Facebook, tudo que é construído, é por um objetivo muito simples: para atrair cada vez mais pessoas e para manter cada vez mais as pessoas dentro dele.

Então, a primeira regra do jogo é: tudo que o Facebook faz é para trazer e manter mais e mais usuários. Para que ele faz isso? A partir do momento que ele atrai e mantém mais usuários, ele cria uma moeda extremamente poderosa. E qual é essa moeda? Dados, informações e conteúdo. Você com a sua empresa certamente quer atrair mais clientes, e para isso você precisa estar nos lugares que o seu cliente está.

O segundo ponto importante dessa regra é que a partir do momento que o Facebook mantém essa quantidade imensa de pessoas, ele consegue atrair mais anunciantes e as pessoas investem cada vez mais no Facebook. Então, atraindo e mantendo usuários, ele atrai a atenção das empresas que querem se comunicar com essas pessoas. E é aí que entra o meio de campo. Como é que você, empresa e usuário, vão se conectar? Tendo em vista que o Facebook quer manter e engajar os usuários, a principal moeda é conteúdo de qualidade.

Se você é uma empresa, se você quer usar o Facebook para gerar resultados e ter sucesso nessa rede, a principal regra que você tem que entender é que tudo é focado na experiência do usuário. Se o usuário tem uma boa experiência, ou seja, se o usuário engaja, interage, compartilha, o Facebook vai amar você. Ele vai mostrar o teu conteúdo para cada vez mais e mais pessoas. Essa é a regra do jogo. O que acontece em muitos casos? As pessoas simplesmente não entendem que a regra é privilegiar o usuário. Quanto mais você gerar valor para o usuário do Facebook, mais ele vai valorizar você.

E qual o principal erro das empresas que não tem sucesso no Facebook? Elas acham que o Facebook é simplesmente um panfleto, onde eles vão ficar panfletando, fazendo oferta, promovendo os seus produtos, e se esquecem de que gerar valor para o usuário e engajar é a grande moeda para você ter sucesso com o Facebook.

Se quiser uma dica final: vídeos no Facebook hoje são o que mais tem peso, o que mais vai gerar engajamento, o que mais vai impactar as pessoas.

 
Por Camila Porto – Especialista em marketing digital e autora do livro Facebook Marketing