As Principais Tendências de Marketing Digital para 2017

As Principais Tendências de Marketing Digital para 2017


Se você está realmente querendo começar o ano novo com o pé direito, é preciso andar no ritmo do marketing. – E se prepare, porque é uma corrida sem fim, se você não quiser mesmo ficar para trás! ?

O primeiro passo é olhar para onde você está, observar as tendências do mercado e, então, decidir quais são os melhores caminhos para você seguir.

Apontamos algumas das principais estratégias que serão utilizadas pelas grandes marcas em 2017.

Conteúdo, conteúdo, conteúdo, … e mais conteúdo!

Não tem como viver distante da realidade, Marketing e Conteúdo não andam em parceria por simples tendência, mas sim porque é a maneira mais efetiva de se obter resultados de alto desempenho. De acordo com a última pesquisa Content Trendsempresas que adotam Marketing de Conteúdo geram cerca de 4x mais visitas no site e 5x mais leads do que aquelas que não adotam.

Antes de começar, entenda: Você já deve ter ouvido por aí que “Conteúdo é rei”, certo? Pois é, isso está correto, mas não basta. Pode ter certeza de que os seus clientes não querem qualquer coisa; é preciso ter uma produção recorrente de materiais mais densos, que realmente impacte positivamente a rotina das pessoas e atinja de forma certeira o contexto social em que seus clientes estão inseridos.

Benefícios de Webinars e Vídeos são inúmeros, principalmente porque eles trabalham alguns conceitos fundamentais. Você consegue escolher um horário para a transmissão, o que te impede de correr o risco de atrasos, e gera maior interação entre os participantes e quem está falando. Além disso, possibilita gerar muitos leads com as inscrições dos participantes por um baixo custo.

Outra grande vantagem é poder reaproveitar o material gravado em peças como eBooks, Posts em Blog, Infográficos, etc.

Lembre-se, todo conteúdo tem que ser planejado: com boa divulgação para o seu webinar, é possível oferecer um material denso para diversas pessoas, o que aumenta o seu ROI (Retorno de Investimentos).

No entanto, para saber se sua estratégia está surtindo o efeito desejado, é preciso estabelecer quais objetivos você pretende alcançar com a ação.

É importante que suas metas sejam mensuráveis, como, por exemplo, gerar leads, aumentar o reconhecimento, entre outros. Elas serão responsáveis por definir o sucesso ou fracasso do seu webinar.

Personalização de conteúdo é uma das grandes tendências para 2017. Nas redes sociais, procure sempre trabalhar bem a segmentação. Por exemplo: os resultados ao promover um post é bem maior se você utilizar títulos diferentes para variados segmentos no Facebook. Isso eleva a sua taxa de CTR (Taxa de Cliques).

Investir em Automação de Marketing é um caminho excelente, se você estiver pensando em reestruturar o seu departamento em busca de aumento do ROI.

Usar uma plataforma de automação facilita a programação de e-mails, segmentação de contato, automação de público de Mídias Sociais, gerenciamento de conteúdo e acompanhamento do ciclo de vida dos clientes dentro do Funil de Vendas.

SEO e UX: um não sobrevive sem o outro

Uma ação de SEO (Otimização para Mecanismos de Busca), para ser efetiva, deve estar aliada a um planejamento de User Experience (Experiência do Usuário) qualificado.

A explicação é bem simples: as últimas atualizações do Google estabeleceram que devem ser priorizados sites que seguem as boas práticas de Mobile First, tempo de carregamento e HTTPS/SSL.

O desempenho do SEO é melhor em páginas com carregamento rápido e encriptação de dados do certificado SSL forte, assim como aquelas que possuem uma experiência mobile melhor, com boa navegação, bons layout e conteúdo.

E-mail Marketing está mais vivo do que nunca

Isso mesmo! Pode parecer que o E-mail Marketing já está com seus dias contados, mas tenha certeza de uma coisa: muito pelo contrário, vem crescendo no mundo todo. Com a produção cada vez maior de conteúdos segmentados, o E-mail Marketing acabou ganhando força.

As marcas não irão mais utilizá-lo para enviar dezenas de ofertas e promoções aos consumidores. A estratégia, agora, é usar esse veículo para o compartilhamento de conteúdos, o que fortalece exponencialmente o relacionamento com clientes.

Outro fator fundamental a ser destacado é o ROI de campanhas utilizando E-mail Marketing, que é de 4300%, segundo pesquisa recente da HubSpot Academy. Para cada US$ 1 gasto, o retorno obtido é de US$ 43.

Voice of Costumer (VoC) é a nova onda do momento

Ouvir o que o consumidor tem a dizer em um sentido amplo é mais do que necessário desde a forte expansão da Web 2.0: o VoC serve para mapear as expectativas, gostos e atenções dos seus clientes, e traça os dados encontrados em uma escala hierárquica.

Essa técnica aplica uma combinação de tecnologias para armazenar e analisar os diferentes tipos de feedback por meio da combinação das informações encontradas sobre Mídias Sociais, Speech e Web Analytics e mineração de texto.

Os dados são, ao fim, empregados para enviar diferentes tipos de conteúdos e informações relevantes ao consumidor pelos canais mais específicos.

Marketing baseado em geolocalização


Com o avanço fenomenal do uso de aparelhos de celular e o maior acesso à internet móvel, o aproveitamento dos dados de geolocalização do consumidor é cada vez mais comum no Marketing Digital.

A partir do monitoramento dos locais visitados pelos usuários, o tempo em que passam neles, é possível fazer o cruzamento das informações com os hábitos de consumo e chegar a incríveis ações de Marketing.

A força do marketing efêmero

As mais novas gerações de consumidores (Millenials e Z) têm uma forma muito diferente de consumir conteúdo: instantânea, exclusiva e com data de expiração.

Para acompanhar esse comportamento, os profissionais do marketing terão que se livrar de alguns preconceitos e aceitar que ferramentas como o Snapchat não são somente um rede social divertida para os jovens, mas, sim, uma forma de se gerar engajamento e ganhar muito dinheiro.

Em resumo, o marketing efêmero trabalha com conteúdos de curtíssima duração (apenas alguns segundos) e que vão direto ao ponto, adequado a um mundo em que as pessoas têm cada vez menos tempo e estão rodeadas de informações.

Realidade Virtual aplicada ao Marketing

O que parecia inacreditável tende a ser uma das principais tendências do marketing a partir de 2017: as marcas se aproximando dos consumidores por meio da Realidade Virtual.

O impacto gerado por essa tecnologia será enorme, sem dúvidas, principalmente na maneira com que os profissionais da área terão que repensar as formas de envolver seus clientes. Se o Storytelling já é prática cada vez mais forte, será ainda maior a partir das experiências imersivas.

Agora que você conheceu as principais tendências do Marketing Digital para 2017, que tal começar a pensar em sua estratégia de conteúdo?

Fonte: Eventials

+ Sem comentários

Adicione o seu