No momento você está vendo Como usar as hashtags?

Como usar as hashtags?

Muitas pessoas já viram e até mesmo chegaram a utilizar deste artifício, porém não entendem a sua função principal. Por isso, para compreender melhor para que serve e como utilizá-la de forma correta, confira este post a seguir.

O que é hashtag?

As hashtags são como palavras-chave que as pessoas utilizam para marcar o tema do conteúdo que estão compartilhando nas redes sociais.
Cada hashtag criada é transformada em um hiperlink que irá direcionar a pesquisa para todas as pessoas que também marcaram os seus conteúdos com aquela hashtag específica.
Quando você seleciona uma palavra-chave para um conteúdo, ele é automaticamente adicionado ao grupo de pesquisa daquele tópico.
Ou seja, esta é uma maneira bem mais prática de agrupar diversos conteúdos sobre um determinado tema, facilitando a pesquisa posterior sobre o tópico desejado.
A partir dessa pesquisa é possível encontrar as pessoas que estão falando sobre o assunto e o que cada uma delas compartilhou.
Por exemplo, se você estiver interessado em saber o que as pessoas estão comentando sobre algum assunto ou conteúdo novo, você pode facilitar a sua pesquisa procurando pela hashtag com o nome do assunto ou tema que você quer pesquisar nas redes sociais.
Assim, descobrirá o que as pessoas estão achando e comentando a respeito desse tema.

Como e quando usar hashtag?

Para utilizar uma hashtag é muito simples. Basta utilizar o sinal de cerquilha (#), ou jogo da velha, como é conhecido no Brasil.
E, logo após, inserir a palavra chave que você achar que irá classificar melhor o seu post. Não se esqueça de que os espaços não são identificados, portanto escreva todas as palavras juntas.
Por exemplo: se você deseja saber sobre Empreendedorismo, basta procurar por #empreendedorismo ou #empreendedor.

Dicas básicas para usar hashtag

Aqui vão algumas dicas que podem ajudar muito para que as suas hashtags tenham sucesso:

• Não coloque todo o conteúdo em uma hastag: se você quer saber o que as pessoas estão achando sobre o filme, utilize a hashtag com o nome dele, e não #OQueAsPessoasEstãoAchandoSobreOFilme, pois isso irá restringir muito a pesquisa, diminuindo o volume de conteúdo encontrado.

• Não use uma hashtag pra cada palavra: esta dica é oposta à anterior. Se você adicionar as hashtags #o #que #as #pessoas #estão#achando #sobre #o #filme, você irá adicionar o seu conteúdo em diversos grupos de pesquisa, não necessariamente no que você planejava inicialmente.

•  Use uma hashtag que esteja de acordo com o tema do post: usar alguma hashtag só porque ela está sendo altamente pesquisada mas sem falar sobre o assunto da hashtag vai ser pouco eficaz para a disseminação do conteúdo.

• Confira a ortografia: um erro simples de ortografia (ou até mesmo de digitação) pode fazer com que a hashtag seja um fracasso, pois é muito pequena a chance de que várias pessoas cometam o mesmo erro no momento de criar a hashtag.

De que forma a minha empresa pode usar hashtag?

Agora que você já sabe o que é uma hashtag e como deve utilizá-la de maneira adequada, é hora de entender como você pode aplicar tais conhecimentos na prática da sua empresa.
Desta forma, é possível interagir e se aproximar do público, criando uma relação que vai muito além do simples comercial.
Assim, se o seu perfil é público, o uso de hashtags apropriadas pode fazer com que o seu conteúdo seja encontrado por diversas pessoas, além daquelas que já são seguidoras da sua página.
Então, escolher as hashtags certas pode ter papel fundamental no alcance das suas publicações, aumentando o número de seguidores, fãs ou clientes.
É interessante criar uma hashtag própria para a sua marca ou evento como estratégia de marketing.
Desta forma, você pode incentivar os seus públicos a compartilharem conteúdos com a sua hashtag para concorrerem a promoções ou prêmios, por exemplo, e em troca eles estarão aumentando muito a visibilidade da sua hashtag.
Quando uma marca cria uma hashtag e as pessoas começam a se apropriar dela, elas estarão interagindo diretamente com a marca e com a empresa, aumentando a chance de se tornarem clientes posteriormente.

Como funciona a hashtag em cada uma das redes sociais?

Mesmo tendo sido criada pelo Twitter, hoje elas já são muito disseminadas no contexto online e diversas outras redes sociais também incentivam os seus usuários a utilizarem hashtags.
É muito importante que se pesquise muito bem cada uma das mídias sociais para entender como as pessoas se comportam e como utilizam as hashtags para conseguir gerar o maior engajamento possível.
São várias as redes sociais que aderiram às hashtags, como o Facebook, LinkedIn, Instagram, Google+, Pinterest e Vine. Mas o comportamento dos usuários é bem diferente e singular em cada uma delas.
Por exemplo, no Twitter, as pessoas costumam utilizar apenas uma ou duas hashtags em seus posts, justamente por ser uma plataforma de microblogging em que os caracteres são limitados por post.
Já no Instagram, as pessoas utilizam 4 ou mais hashtags, em média.
Além do volume diferente de hashtags utilizadas, cada uma das redes sociais tem as suas particularidades e especificidades.
Portanto, pode ser que uma palavra-chave que faça muito sucesso no Twitter não necessariamente será tão bem sucedida no Facebook.

Fonte: marketingdeconteudo
Escrito por Luiza Drubscky