No momento você está vendo Compartilhamento nas redes sociais tem influência na compra

Compartilhamento nas redes sociais tem influência na compra

Estamos em um momento que a palavra “compartilhar” é muito comum na vida de qualquer pessoa que usa as redes sociais. E muito mais do que só vídeos, imagens e textos, o compartilhamento também é uma forma de amigos influenciarem os outros nos desejos de compra. Você já parou para pensar que, ao ver um amigo próximo compartilhando algo que gosta — ou até mesmo um Youtuber que confia — , você também sente vontade de ter o mesmo produto?

Nos primórdios de compras offline, antes da entrada da web 2.0 na vida de todos, nos deparávamos com uma dúvida muito comum no ponto de venda: “Será que esse produto é bom?”

A internet facilitou a maneira que analisamos um produto e indicações na geração que estamos e acaba sendo mais relevante do que os comerciais que vemos diariamente. O boca-a-boca foi potencializado pela internet e acaba sendo mais efetivo do que acontecia há algum tempo. Se pessoas de sua confiança compartilham que o produto X é bom e efetivo, por que não comprá-lo também? As pessoas que estão no meu feed de notícias têm a tendência de ter o mesmo pensamento que o meu. Por isso, a chance de eu ser influenciado pelo compartilhamento positivo dela é grande.

Uma pesquisa feita pela ShareThis, chamada “The Return on a Share”, mostra que uma recomendação positiva é mais importante para os consumidores do que o preço e marca juntos. Para quem não conhece, a ShareThis é uma plataforma de compartilhamento de conteúdos nas redes sociais, muito utilizada por blogs e sites para disseminar seus conteúdos nas redes.

Na pesquisa, enquanto uma recomendação tem 57% de importância para o consumidor, o preço cai para segundo lugar com 28% e, por último, a marca, com 16%. Isso dentro de três categorias analisadas: setor automobilístico, tecnológico e bens.

Os compartilhamentos aumentam o valor e o desejo de produtos nas pessoas e isso é uma informação importante para fabricantes e varejistas para ajustar o valor dos produtos de acordo com as recomendações. Uma boa recomendação pode motivar o consumidor a pagar até 8,8% a mais pelo produto. Porém, se as boas indicações podem aumentar as vendas, um compartilhamento ruim sobre um produto pode influenciar em até 11% os consumidores a não adquirir o produto em nenhuma categoria.

Mas aí você pergunta:

No que esses números podem ajudar meu negócio?

O relatório feito pela ShareThis mostra exatamente como podemos engajar os clientes, criar experiências de compartilhamento e chama a atenção de que o monitoramento das mídias sociais é importante. Assim, as empresas têm o real conhecimento de onde investir para ter retorno e podem usar mídia para converter novos consumidores. Os dados influenciam até no conteúdo, onde podemos encontrar uma luz que direciona o que colocar em prática para atingir o público-alvo de forma mais eficaz.

Vale dar uma olhada na pesquisa completa e ver as possibilidades de aplicar no seu negócio ou empresa. Você pode fazer o download gratuitamente clicando aqui.

 

Fonte: Evento Share