No momento você está vendo Identidade Visual: valorize sua marca com 6 dicas

Identidade Visual: valorize sua marca com 6 dicas

Feche os olhos e imagine uma garrafa de refrigerante com a embalagem vermelha e branca. Agora vislumbre a praça de alimentação de um shopping com um estabelecimento decorado nas cores amarela e vermelha. Eis o milagre da identidade visual: com a simples associação de cores em um contexto específico, é possível remeter a uma marca, produto ou empresa.

​Alcançar esse nível de efetividade, porém, não é uma tarefa simples. Ao mesmo tempo em que a identidade visual precisa ser clara e objetiva, deve ser diferente das demais, a ponto de criar um vínculo emocional com o consumidor. Para acertar na criação e garantir a valorização da sua marca, confira nossas dicas.

 

mcdonald

 

Identidade visual representa a empresa visualmente

Em termos gerais, a identidade visual pode ser definida como a forma pela qual uma empresa se apresenta, visualmente, ao mercado. Baseado em um logotipo, o conceito é complementado pelo slogan da marca, pelo código de cores, pela tipografia específica e por grafismos, entre outros elementos visuais.

O renomado designer gráfico David Airey defende o valor da identidade visual para a qualidade percebida. “Geralmente, julgamos os livros pelas capas, seja isso justo ou não. É por isso que o valor percebido de um serviço ou produto é, geralmente, maior que seu valor real”, resume ele seu livro Logo Design Love.

Quando bem realizada, a identidade da marca confere destaque à empresa, diferenciando-a das demais. A credibilidade e o profissionalismo associados à marca atraem consumidores, consolidando a presença da empresa no mercado.

Muito além do logotipo

O erro é comum: ao falar em identidade visual, algumas pessoas associam o conceito exclusivamente ao logotipo. Considerado o cartão de visitas e o verdadeiro símbolo da marca, o logotipo deve traduzir a personalidade da empresa. Mas, além dele, também fazem parte da identidade as variações de assinaturas, estampas, texturas complementares, cores, tipografia, forma e estilo de todos elementos trabalhados.

​A identidade visual vai, portanto, muito além do logotipo. Ela deve estar presente na embalagem, no design dos produtos e nas campanhas publicitárias, consolidando a imagem da empresa em uma mensagem única diante dos consumidores. É justamente por isso que, ao criar o logo, você deve garantir que ele se adaptará a diferentes materiais e mídias.

6 dicas para acertar na identidade visual

Selecionamos algumas dicas simples para esclarecer os principais conceitos e permitir que você julgue o trabalho do designer que será contratado para criar a identidade: Foque em um conceito atemporal.

Ao pensar no logotipo e na identidade, esqueça as supostas tendências: é preciso criar uma marca sólida, que não se torne ultrapassada em pouco tempo. Nesse sentindo, simplicidade pode ser a solução.

Simplifique

Simplicidade para ser facilmente reconhecido e lembrando. Quanto mais simples e mais conectada com a essência da empresa, melhor será a identidade. Deixe as ideias mirabolantes de lado e foque no que realmente importa.

Diferencie-se

Sua identidade deve ser facilmente diferenciada da concorrência, assumindo uma condição única no mercado. Não se deixe levar por clichês e ideias óbvias, é hora de encontrar um diferencial.

Estabeleça uma relação emocional

Uma identidade forte é aquela que consegue estabelecer uma relação emocional com as pessoas. Ao incorporar os valores e a personalidade da empresa, a marca deve criar uma conexão com o consumidor.

Atenção à cor

Uma das maneiras mais efetivas de criar essa conexão se dá por meio do uso de cores estratégicas. Trabalhe a questão da semiótica para entender os significados de cada cor e garantir que o seu cliente verá a empresa como você deseja que ela seja vista.

Sem distorções

​Depois de criar a identidade e selecionar as cores, é preciso aplicá-las em diversas plataformas, explorando as possibilidades de uso para garantir que não haja distorções. Imprima em diferentes papéis, converta para monocromático e marca d’água, conferindo se não ocorrem problemas de leitura.


Fonte: Destino Negócio


Conte conosco para auxiliá-lo na criação de sua identidade visual!
Confira nosso portfólio e entre em contato!