No momento você está vendo Landing Pages: O que são e para que servem?

Landing Pages: O que são e para que servem?

As Landing Pages ou Páginas de Destino, são páginas de conversão focadas em transformar o seu tráfego em leads e seus leads em clientes. São páginas que permitem a captura de informações de seus visitantes através de uma oferta, com um formulário e um CTA (Call to Action).

A principal função de um Landing Page é convencer o seu visitante a disponibilizar algumas informações, como nome e e-mail, em troca de algum material digital, como um e-book, ou uma consultoria. Por isso, existem alguns elementos de extrema importância, que toda Página de Destino deve conter para aumentar o número de leads da sua empresa.

Fomulário de uma Landing Page

O primeiro e mais importante item de uma Landing Page é o formulário. Para uma página ser considerada uma página de conversão ela precisa, obrigatoriamente, conter elementos para viabilizar essa conversão, certo? No caso das Landing Page’s o formulário é o elemento fundamental para que a conversão de fato aconteça. É através dele que o seu visitante, até então desconhecido, irá disponibilizar as informações necessárias para tornar um lead.

Por ser um dos elementos mais importantes de uma Landing Page, é preciso planejá-lo com muito cuidado. Formulários com muitos campos para serem preenchidos geralmente desestimulam os visitantes. Neste primeiro momento, colete apenas as informações mais importantes sobre o seu visitante, como nome, e-mail, e profissão ou empresa que trabalha, dependendo da relevância dessas informações para o seu negócio. Para que esse visitante se torne um lead, tudo que você precisará é do e-mail desse visitante e da permissão dele para o início de um relacionamento.

Oferta

Dificilmente, um visitante navegará no seu site pela primeira vez, ou encontrará um anuncio sobre seus produtos, e imediatamente realizará uma compra. O que no Inbound Marketing nós chamamos de ofertas são conteúdos originais, geralmente produzidos pela sua empresa, para ajudar os visitantes a evoluírem no seu funil de vendas. Em outras palavras, quando criamos uma oferta, estamos na verdade criando uma oportunidade do seu visitante conhecer melhor o seu negócio e os benefícios dos seus produtos ou serviços.

Essa oferta não precisa necessariamente falar sobre o seu negócio, ela pode trazer novidades sobre o seu mercado, dicas relevantes para os seus clientes ou até mesmo descontos promocionais. Fica a critério da sua empresa. O importante é que ela seja atrativa, e acrescente algum tipo de conhecimento em seu visitante ou lead. Conhecimento esse que possivelmente fará com que esse contato evolua, se interesse mais pela sua empresa, e ocasionalmente evolua no seu funil de vendas.

Vale lembrar que, a Landing Page é o principal canal de “venda” desse conteúdo, afinal, é nela que o seu visitante irá decidir se ele deseja disponibilizar seus dados em troca do seu conteúdo ou não. Por isso, é preciso que o seu conteúdo esteja disponível de forma clara e objetiva. Para isso, elementos visuais, como imagens e alguns destaques podem trazer resultados positivos quando bem utilizados.

Título da oferta

Além dos elementos visuais, a sua oferta precisa também de um título atrativo e convincente. O seu visitante só irá disponibilizar suas informações se estiver claro para ele o que ele estará ganhando em troca.

O seu título precisa resumir o seu conteúdo de forma atrativa e criar uma sensação de necessidade para o seu visitante. Algumas palavras como “O guia definitivo” ou “Dicas de sucesso” podem ajudar na conversão. Faça testes para descobrir um título que realmente agrade o seu público.

Descrição atrativa

Outro elemento muito importante que uma Landing Page precisa ter é uma descrição atrativa sobre o conteúdo que está sendo disponibilizado. Essa descrição é mais uma oportunidade de convencer o seu visitante a adquirir o seu conteúdo em troca de suas informações. Por isso, é preciso utilizar argumentos relevantes e objetivos. Se a sua descrição não estiver clara e objetiva o suficiente, provavelmente o seu visitante não irá se interessar pelo seu conteúdo e consequentemente abandonará a sua Landing Page sem deixar nenhuma informação.

Um dica muito importante é dividir o seu conteúdo em “bullets” ou tópicos.

Muitos profissionais de marketing, quando vão criar o conteúdo para uma Landing Page, utilizam perguntas ou dúvidas de seus clientes em suas descrições. É uma estratégia interessante para atrair o interesse dos visitantes e tornar mais objetivo as informações disponibilizadas na oferta.

Call to action

Cada atitude realizada por um visitante é avaliada em seu próprio pensamento. Por exemplo: antes de clicar em um botão, um usuário mais assíduo prevê em seus pensamentos o que pode acontecer, e assim ele avalia se deve ou não clicar naquela área.

Pensemos em todo o processo de criação de uma Landing Page até agora. Você já criou a sua oferta, encontrou elementos visuais que podem auxiliar em sua conversão, criou um formulário enxuto e relevante para a sua empresa, pensou no conteúdo de forma clara e objetiva. Temos agora um ultimo e muito importante passo: criar um CTA ou Call to Action arrematador.

O CTA de uma Lading Page é o principal indicador de sucesso da sua página. Se o seu visistante clicar, significa que todo o seu trabalho até agora foi aceito positivamente pelo seu público, e eles ficarão interessados quando estiverem diante dessa página.

Por isso, ao criar o CTA da sua Lading Page, você precisa levar em consideração o tamanho do seu botão de ação, a posição que ele ficará em sua página, que cor será usada e principalmente qual texto deverá conter.


Fonte: 5seleto


Precisa de uma LANDING PAGE e não sabe por onde começar?
Entre em contato conosco, podemos auxiliar no planejamento e desenvolvimento da sua Landing Page.