No momento você está vendo O que é design e o que ele pode fazer pela sua empresa

O que é design e o que ele pode fazer pela sua empresa

Veja como as empresas de qualquer porte utilizam o design para serem reconhecidas.

 

O que é

Design é uma atividade de projeto responsável pelo planejamento, criação e desenvolvimento de produtos e serviços.

É um processo que busca soluções criativas e inovadoras para atender características dos produtos, necessidades do cliente e da empresa de forma sintonizada com as demandas e oportunidades do mercado.

O design está presente em todas as áreas da empresa e em todos os elementos que relacionam comunicação com o mercado.

Está na marca e no logotipo, na forma, nos materiais, nas cores e na embalagem dos produtos, nos pontos de venda, nos impressos, nas redes e em todos os materiais promocionais.

 

Atuação e benefícios

O design é o caminho para sua empresa alcançar:

  • Inovação. O design busca soluções originais de função, de uso de materiais e tecnologias, de produtividade e sustentabilidade, agregando novos valores a produtos e serviços.
  • Identidade. O design cria identidades que comunicam as qualidades e características das empresas e dos seus produtos ao mercado.
  • Comunicação. O design é responsável pelos meios visuais que fazem a associação da empresa com o público.
  • Qualidade. O design busca soluções eficientes para os produtos em relação à empresa e ao mercado, aos meios produtivos, ao meio ambiente e à qualidade de vida das pessoas.

Principais áreas de atuação do design:

  • Ambiente. Consiste em planejar e arranjar espaços, sejam eles residenciais, públicos ou comerciais, escolhendo e/ou combinando os diversos elementos de um ambiente de forma funcional, segura, econômica, estética e confortável. Para os espaços comerciais, podem ser elaborados projetos para lojas de varejo, escritórios, hotéis, restaurantes, feiras, eventos, entre outros.
  • Comunicação. Consiste em planejar e realizar atividades necessárias para a construção de mensagens diretas e indiretas ao público-alvo, em sua maioria para comercialização e divulgação de produtos e serviços. Abrange elaboração de design gráfico, de embalagem, identidade visual e corporativa, design de informação, editorial, de superfície, de estamparia, design digital, sinalização, tipografia, material promocional e de divulgação etc.
  • Produto.  Compreende o uso criativo e científico de habilidades técnicas no desenvolvimento de projetos de produtos com o objetivo de determinar sua forma, função, uso e tecnologia. É um campo de atuação que permite desenvolver atividades para diversas áreas.
  • Serviço.  É o processo de realização de um trabalho para satisfazer a necessidade de um consumidor ou para agregar valor a determinado tipo de produto cujo resultado pode ser tangível ou intangível. Sua classificação pode se dar de acordo com suas características de consumo, os tipos de usuários, as funções desempenhadas ou o conteúdo de conhecimento agregado.

 

Perfil do Designer

O designer é quem faz o design. É o profissional que avalia e combina técnicas, métodos, materiais, tecnologias, processos produtivos, custos, normas técnicas e legais, para atender a todos os requerimentos do projeto de forma compatível com o investimento e necessidades do cliente.

Ele pode desenvolver suas atividades como contratado, dentro das empresas, atender em escritórios próprios ou atuar como consultor autônomo em intervenções pontuais e isoladas.

Em um processo de design, ele pode atuar em uma ou várias etapas, desde o planejamento, criação e desenvolvimento dos produtos e serviços até a gestão integrada do projeto e o acompanhamento da produção.

O designer, além de estar sintonizado às mudanças e novidades do mundo globalizado, deve atender a alguns requisitos como:

  • Criatividade para propor soluções inovadoras.
  • Formação e capacitação técnica para desenvolver projetos.
  • Capacidade para analisar, avaliar e solucionar problemas.
  • Habilidade para atuar em equipes e com profissionais de outras áreas.
  • Responsabilidade e ética para atuar segundo os valores da sociedade.

 
Fonte: Sebrae
 

Tem mais alguma dúvida? Comente aqui embaixo! 🙂