No momento você está vendo Por que ter um blog corporativo?

Por que ter um blog corporativo?

Independente do segmento de atuação e tamanho de sua empresa uma questão é certa e definitiva: você precisa estar na internet e ter um blog corporativo.

A rede mundial de computadores faz parte de nossas vidas e desde sua popularização modificou a forma como nos relacionamos com o mundo, inclusive, com o consumo.

Hoje somos um exército de consumidores que utiliza a web para acessar informações, procurar referências, nos relacionarmos com as marcas e comprarmos.

Quem não é visto, não é lembrado

Para entender a importância de sua empresa estar na internet seguem alguns números:

  • No mundo são mais 3 bilhões de usuários conectados;
  • No Brasil o número ultrapassa os 100 milhões de usuários, mais que a metade da população;
  • Esses usuários permanecem conectados em média 9 horas por dia;
  • Mesmo com a crise, o e-commerce cresceu em 11% em 2016.

Poderíamos apontar muitos outros dados, mas já deu para perceber que estar na internet significa alcançar uma audiência extraordinária e aumentar sue potencial de vendas, certo?

Mas isso significa que basta ter um site bonito, bem produzido e esperar que os clientes venham? Não!

É preciso de uma estratégia de marketing digital que atraia, engaje, converta e fidelize seus clientes. É nesse ponto que o blog corporativo é uma ferramenta poderosa.

O marketing de conteúdo e a importância do blog

Hoje no marketing digital a estratégia que ganha terreno e vem sendo replicada por grande parte das empresas que obtêm sucesso na web é o marketing de conteúdo.

Através da publicação de conteúdo original, de qualidade e relevante, as empresas geram valor para seu público-alvo e assim constroem relações que levam a processos de compra.

São diversas ações que podem ser realizadas nesse sentido.

O blog corporativo, contudo, se destaca por suas enormes possibilidades e benefícios.

Confira alguns que destacamos abaixo!

O blog corporativo cria autoridade:

Só cria autoridade quem gera conteúdo. Como espera que seu público reconheça que você e sua empresa sabem tudo sobre seu ramo de atuação se não expõe esse conhecimento?

Criar autoridade é fundamental para se tornar referência em seu segmento e assim aumentar o índice de confiança de seus seguidores.

O blog te ajuda a ser encontrado no Google, de graça:

Se o número de usuários na internet impressiona, o de sites também. São mais de 1 bilhão publicados e esse número aumenta a cada segundo.

Para encontrar a informação que precisamos recorremos ao Google. Quando você posta com frequência em seu blog passa a ter mais páginas indexadas no buscador.

Além disso, um artigo de qualidade possui grandes chances de ser linkado por outros sites, atraindo novos visitantes e melhorando seu posicionamento na busca gratuita do Google.

Ajuda a construir relacionamentos:

O blog é uma das primeiras mídias sociais utilizadas na internet. A seção de comentários permite a participação de seu público-alvo perante o conteúdo publicado, possuindo grande potencial para criar relacionamentos e usá-los a favor de seu negócio.

Colabora para o processo de venda:

Um das principais funções do blog corporativo no marketing de conteúdo é atrair público para sua marca ou produto. Muitas vezes no momento que um usuário chega a seu blog a compra de um produto ou serviço ainda não passa pela sua cabeça.

Caso esse usuário se identifique com o seu conteúdo, continuará acompanhando sua empresa. Quando a necessidade de compra surgir, advinha qual marca estará em sua mente?
Sim, é possível converter clientes com o blog!

No blog, o marketing é permanente:

As publicidades pagas com os quais nos habituamos nas mídias tradicionais, e amplamente presentes nas digitais, possuem a limitação do tempo de permanência.

Terminado o prazo, ou orçamento designado de sua campanha, seu anúncio sai do ar e apenas se manterá vivo na cabeça de alguns poucos consumidores.

Se você deixa de escrever no blog, no entanto, seus links continuarão no ar bem como a autoridade de sua página perante o Google e a capacidade de atrair clientes.

Conclusão

Viu só? Contar com um blog para sua empresa traz diferentes vantagens ao seu negócio e quando inserido em uma estratégia de marketing de conteúdo impacta em seus resultados.

Gostou desse artigo? Ficou com alguma dúvida ou possui sugestão? Deixe um comentário abaixo!
Não nos deixe de acompanhar para saber mais sobre marketing digital e como o conteúdo pode ajudar sua empresa a se destacar no mercado.

Até a próxima!


Fonte: Cactus Conteúdo