Psicologia das cores: como usar no seu site

Psicologia das cores: como usar no seu site


A cor da marca Coca-Cola é vermelha. Vermelho com branco, na verdade (ou vice-versa). A cor da bebida é preta, e também é a cor da marca em alguns produtos. Até pouco tempo atrás, não havia dúvidas de que a Coca-Cola sempre seria vermelha – com um pouco de branco – e, às vezes, preta.  Mas, de repente, eis que surge a Coca-Cola verde! Loucura? “Sacada” de marketing? Outro erro no estilo Cherry Coke?

Não, nada disso: significado psicológico das cores!

Com a proposta de uma bebida que não apelava nem para a energia da Coca “vermelha”, nem para a preocupação com o peso das Cocas Light, Diet ou Black, era preciso escolher uma cor e seus significados psicológicos que se encaixassem na nova proposta de valor do produto: 50% menos açúcares e o nome de Life: Coca Life. Verde é a cor da vida e da natureza, do frescor e do renascimento.

Acha tudo isso uma bobagem? Se engana quem pensa assim: ou você acredita que uma das marcas mais valiosos do mundo não articula cada detalhe, inclusive o significado psicológico das cores, antes de fazer um lançamento como este? E quem somos nós para duvidar da competência da Coca-Cola?

Seja para um produto, para criar o layout do seu site ou fazer seu logotipo, escolher as cores e seus significados psicológicos adequados é fundamental.

Descubra como usar isso a seu favor (e do seu site) nesta postagem.

Como usar o significado psicológico das cores em seu site

Antes de tudo é preciso ter seu posicionamento e sua proposta de valor bem claros, para poder seguir estes conceitos ao escolher as cores para seu site. Portanto, dê uma olhada nas cores e em seus significados, como descritos a seguir, e decida quais delas melhor se encaixam no seu modelo de negócio.

Vermelho

strawberries-528791_960_720

A cor quente por excelência, o vermelho ativa a circulação, aguça os sentidos e nos põe em alerta!

A cor da paixão atrai o olhar e pode tanto inspirar suspiros quanto te fazer andar mais depressa.

Ligada à urgência, emoção, velocidade e impetuosidade, pode ser usada, sem exageros, em sites de esportes, jogos e outros entretenimentos.

Já quando associada à sensualidade, pode ser uma boa referência para sites de encontros ou sex shops online.

Azul

water-1579915_960_720

O céu e o mar são azuis. E estão sempre presentes, firmes em suas posições há milhares de anos. Por isso, o azul inspira confiança, segurança e perenidade.

Da mesma forma, o azul celeste nos emociona e inflama nosso lado mais espiritual.

Associado à água, é excelente para sites que se relacionam com esse elemento, como escolas de esportes aquáticos, resorts litorâneos e clubes.

Em tons escuros, está muito ligado a solidez, tradição e conhecimento, muito usado por bancos, universidades, seguradoras e outras instituições cujos clientes demandam confiança.

Amarelo

yellow-926728_960_720

O significado psicológico da cor amarela remete à luz e energia.

Seu brilho ilumina, estimula o intelecto e nos faz ficar mais ativos e sociáveis.

Como lembra o ouro, está associado a bens valiosos, estimulando o otimismo e a esperança.

Chamativa, deve ser usada com certa cautela, e tem aplicações semelhantes ao vermelho, ligado aos esportes e diversão, mas não à paixão e sensualidade.

Verde

leaf-1421728_960_720

Natureza, frescor e juventude. O verde é a cor da vida e do renascimento.

Associado a abundância e crescimento, também remete a fertilidade.

Alguns dizem que reduz o stress e traz tranquilidade a quem o observa, por isso é a cor da amizade e das pessoas simpáticas.

Devido a cor das notas antigas de dólar, acaba lembrando dinheiro e riqueza.

Muito usado em sites de clínicas, seguros de saúde e, por outro lado, empresas ligadas a ecologia, preservação ambiental ou alimentos naturais e restaurantes do mesmo tipo.

Laranja

abstract-21118_960_720

Um pouco de vermelho e um bocado de amarelo fazem do laranja uma cor quente, convidativa e aconchegante.

É a cor do acolhimento e da proximidade, porque estimula os sentidos sem o exagero do vermelho nem a luz intensa do amarelo.

Muita boa para sites de culinária, hotéis, restaurantes e mesmo alguns esportes e atividades de entretenimento.

Roxo

Purple-wallpaper-15

É a cor que representava os imperadores romanos, por esse motivo está ligada a nobreza e luxo.

Por outro lado, por ser uma mistura de muitas cores, o roxo é associado com a imaginação, a criatividade e até com a loucura e o psicodelismo.

Deve ser usada com moderação.

Indicada para sites de casas noturnas, escolas de criatividade e marcas de luxo.

Conclusão

Como você viu, o significado psicológico das cores varia muito e pode variar muito mais, dependendo da região do planeta em que você se encontrar (ou seu usuário…).

Por isso, um estudo detalhado da simbologia das cores, com ajuda de um bom designer, sempre será a melhor maneira de escolher as cores para o seu site!

 

Fonte: Blog Lab

 

+ Sem comentários

Adicione o seu