No momento você está vendo 5 motivos para começar a investir em SEO hoje mesmo

5 motivos para começar a investir em SEO hoje mesmo

O resultado esperado é recompensador, tanto no aspecto de conversão do seu site quanto do seu posicionamento de marca e percepção do seu público-alvo.

Imagine que você está procurando um material sobre um tema específico. Caso não tenha uma boa indicação, muito provavelmente o que você fará é buscar no Google, certo?

Agora pense quantas pessoas estão fazendo isso nesse exato momento a respeito do que você oferece. Tenho certeza que são milhares de usuários buscando soluções que a sua empresa oferece, e se elas não estão chegando até você está na hora e investir em SEO.

Mas o que é SEO? (e por que investir)

SEO é a sigla para Search Engine Optimization, ou em tradução livre, é a otimização para mecanismos de busca.

Em outras palavras, é um conjunto de técnicas usadas para que quem usa buscadores na internet (Google, Bing, por exemplo) chegue até o seu site de maneira orgânica, ou seja, sem o uso de mídias pagas.

Conceito dado, cito aqui 5 bons motivos para você investir em SEO.

1. Invista no que é realmente seu

Já se perguntou qual é o seu maior patrimônio na internet? Diria que a melhor resposta é: o seu site. É ele que vai ficar com você durante todo o tempo que a sua empresa estiver ativa, é lá que as pessoas conhecerão o que você faz, quais as vantagens do seu negócio e o que você tem de melhor a oferecer.

Mas e as mídias sociais? Elas são de extrema importância nos mais diversos pontos da estratégia do Marketing Digital, contudo, não são o seu patrimônio.

Imagine se há 10 anos atrás tivéssemos investido um valor bem alto apostando todas nossas fichas no Orkut? Com certeza o que parecia ser algo muito claro poderia ser um desastre.

Investir em SEO para o seu site é investir em algo realmente seu, é apostar em seu maior ativo na internet e colher os frutos de um trabalho árduo, porém muito valioso.

2. Conquiste espaço na 1ª página do Google

Estar na primeira página do Google não significa que a sua empresa presta um serviço melhor ou tem um produto com muito mais qualidade que a sua concorrência. Estar entre os primeiros significa que seu trabalho de SEO está sendo bem feito e que seu conteúdo é relevante.

Contudo, para o público mais leigo e que usa a internet para fins de pesquisa, a sensação que se passa é a de que o Google aponta você como um dos melhores do seu mercado.

Aqui a pequena e a grande empresa disputam juntas o mesmo mercado. Mais um motivo para investir em SEO.

3. Seja a referência que seu usuário procura

Quanto mais buscas você estiver nas primeiras páginas maior será a sua autoridade na área em que atua.

Pessoas buscam por dados relevantes, soluções de problemas, dicas para melhorar o seu dia a dia e muitas outras informações. E se nesses casos as buscas foram referentes a temas que sua empresa atua com certeza a marca que ela irá ver como referência de mercado será a sua.

E não adianta apenas produzir conteúdo, é preciso estar alinhado a técnicas de ranqueamento para que seu site esteja sempre à frente da concorrência, ou seja, é mais uma vez preciso investir em SEO.

4. Aumente as visitas do seu site (e venda mais)

Estar nas primeiras páginas dos buscadores é sinônimo de mais visitas. Otimizar o seu site fará com que sua navegação fique mais fácil e seu conteúdo além de rico poderá ser ainda mais atraente. Resultado: aumento no volume de buscas, novas conversões em seu site, mais Leads para se relacionar e muito mais chance de novos clientes.

Um site parado, sem atualizações e sem uso de técnicas de SEO não vai gerar acessos recorrentes e perderá a relevância ao longo do tempo, passando de um site com potencial de gerar muitos negócios a um mero cartão de visitas virtual estático e com muito poucos acessos.

5. Aumente a qualidade dos seus anúncios

Se você está pensando em investir em Google AdWords e deixar suas campanhas ainda melhores é fundamental focar em SEO.

O Google AdWords mensura a posição do seu anúncio através do Quality Score. É ele que faz a estimativa (junto com o lance dado) de qual posição ficará seu anúncio no leilão. O Quality Score é dividido em CTR (click-through rate ou taxa de clique), a relevância das palavras-chave e a qualidade da página que será acessada, e é nesse último ponto que entra o SEO.

Otimizar a página para o usuário (entre outros fatores) inclui conteúdo original, dados relevantes e outras informações que as mais diversas técnicas de SEO podem ajudar a fazer da navegação a melhor experiência possível. Afinal não adianta clicar em um anúncio buscando uma coisa e achar outra, não é mesmo?

E mais um aspecto importante: ter a página otimizada pode fazer com que seu lance tenha um custo menor do que o esperado. Mais um ponto para o SEO!

Aviso: SEO não é do dia para noite

Otimizar um site e ver seu crescimento demora um tempo. Você pode inserir em seu planejamento pelo menos de 3 a 6 meses. Mas aos poucos os resultados vão se acumulando e os ganhos são recompensadores.

Investir em SEO é um ponto fundamental para se conseguir resultados de médio a longo prazo. Ele precisa ser trabalhado de forma constante e é preciso ficar atento sempre as novas regra do jogo.

Contudo, o resultado esperado é recompensador, tanto no aspecto de conversão do seu site quanto do seu posicionamento de marca e percepção do seu público-alvo.

Vale muito a pena investir em SEO 🙂


Fonte: Resultados Digitais