No momento você está vendo A importância de um bom cartão de visita

A importância de um bom cartão de visita

O cartão de visita é o aperto de mão que deixamos com alguém. É imprescindível no mundo dos negócios, e quando entregue serve como uma senha para que, de posse dele, a pessoa sinta-se à vontade para estabelecer contato.

O cartão passa a quem recebe a impressão de como é a sua empresa. Mas muitas vezes esta primeira imagem não corresponde à realidade, pois você pode utilizar um cartão que não confere à sua empresa a credibilidade que ela merece.

Exemplos deste problema são cartões feitos por conta própria na impressora jato de tinta ou então cartões que estejam com dados desatualizados e rasurados. Um cartão deste tipo passa a seguinte impressão: “Se ele não investe nem num cartão de visita, imagine o tipo de empresa que ele tem”.

O visual do cartão deve ser o mais limpo possível. Ele deve conter o logotipo da empresa, seu nome, cargo e dados para contato – que devem incluir endereço, telefone, e-mail e site da empresa (caso a empresa possua).

O cartão não deve conter todos os serviços/produtos que a empresa possui. A finalidade do cartão é para contato e não para divulgação da empresa. Para a divulgação da empresa deve-se fazer um folder ou criar um site.

Para se ter um bom cartão, o ideal é contratar o serviço de profissionais da área de design para desenvolver esta parte tão importante da imagem da sua empresa. É um investimento que vale a pena, pois os cartões não devem ser distribuídos aleatoriamente, mas apenas entregues às pessoas com quem desejamos, de fato, desenvolver um relacionamento profissional.

 

tracos

 

Ao usar um cartão certifique-se de que todas as informações estão atualizadas. Mudanças de telefones, endereço ou e-mails, exigem mudança imediata do cartão; não se deve rabiscar a alteração às pressas no momento da entrega do mesmo e muito menos colar uma etiquetinha por cima com os novos dados. Isto passa uma péssima imagem da empresa. É preferível não entregar um cartão caso os dados estejam desatualizados a entregá-lo rasurado ou remendado.

Em posse de um belo cartão de visita é necessário saber o momento certo de entregá-lo. Assim o melhor momento para trocar cartões vai depender das circunstâncias. Numa reunião com várias pessoas a troca é feita no início, quando as pessoas ainda não se conhecem. Quando você receber os cartões dos participantes, uma boa prática é deixá-los à vista e na mesma sequência em que as pessoas estão sentadas, pois assim você saberá o nome e o cargo de cada um. Isto é muito útil, pois é importante conhecer o cargo de cada um dos participantes de um encontro de negócios para saber, muitas vezes, a quem perguntar ou esperar uma decisão. Se, no entanto, são apenas duas pessoas em um primeiro encontro e a conversa já está fluindo bem, pode-se perfeitamente trocar cartões na hora da despedida.

Outra dica: caso você queira entregar um cartão num almoço de negócios ou num coquetel, evite fazê-lo enquanto você ou a outra pessoa estiverem comendo, evitando assim que o cartão fique sujo.

Na troca de cartões com outros empresários, quando receber um cartão que considerar um contato importante anote no verso alguma observação que o ajude a lembrar da pessoa que o entregou e se assumiu o compromisso de enviar materiais complementares, data de um novo encontro de negócios, etc. Isto é muito útil para ajudá-lo a memorizar algumas partes da conversa, manter o compromisso assumido de enviar materiais e estreitar o contato.

Para que os cartões recebidos não sejam perdidos, guarde-os num porta cartões. Porta cartões pode parecer supérfluos, mas não são: eles protegem, evitando que as bordas fiquem sujas ou gastas.

porta_cartao_preto

 


Fonte: Sebrae SP


Precisando de um bom cartão de visita? Fale com a gente 😉