No momento você está vendo A Importância do Logotipo para a Identidade da sua Empresa

A Importância do Logotipo para a Identidade da sua Empresa

O logotipo é o elemento visual que identificará e comunicará uma mensagem simbolizando sua marca. Ele pode estar representado por um texto e uma imagem, apenas um texto ou somente uma imagem. A presença de um logotipo é capaz de transformar o entendimento que uma pessoa possui sobre determinada empresa e agregar valor ao produto/serviço oferecido. Veja a seguir 5 pontos importantes na hora de desenvolver o logotipo para sua empresa.

Simples

Um desenho orientado à simplicidade fará com que o seu logo seja facilmente adaptável, memorável e duradouro. Para alcançar esse objetivo, no entanto, é preciso ter em mente que tipo de mensagem você deseja passar para o seu público-alvo. Por mais que você queira transmitir mensagens diversas, talvez seja melhor se concentrar em uma ideia específica. Sendo assim, pegue a mensagem principal (ou no máximo as duas principais) da sua empresa e construa a identidade visual da marca em cima dela.

Um bom exemplo do que foi dito acima é o logotipo do Google, que traz consigo uma tipografia simples e uma grande variedade de cores, o que comunica dinamismo e flexibilidade.

google_2015_logo_detail

De fato, o Google é uma empresa que trabalha constantemente para criar ideias inovadoras e oferece uma variedade enorme de produtos e serviços.

Memorável

Um logotipo eficaz é aquele que é facilmente lembrado. Imagine que você está andando de carro ou de ônibus pela cidade e percebeu alguma publicidade pela rua. Você terá apenas alguns segundos para observar o logotipo e entender do que se trata a marca. Por mais curto que esse tempo seja, ele deverá gerar uma experiência memorável. Lembre-se que o logotipo será o sinônimo da sua marca e precisará ser reconhecido quase que de forma instantânea.

Um logotipo que passa esse sentimento é o da Nike.

20160617SPONSOR0829223

Você pode olhar de relance ou ver o símbolo num simples fundo preto; independente de qualquer coisa, você saberá que aquela imagem representa a Nike. É claro que para eles chegarem aonde chegaram foi necessário muito mais do que um logotipo legal e criativo. O sucesso da empresa, além da competência, está ligado a um grande investimento de marketing e fortalecimento da marca. Sem isso talvez eles nunca chegassem a lugar algum, mas sem dúvidas acertar no logotipo é começar com o pé direito.

Duradouro

Além de ser simples e memorável, também é importante que seu logotipo seja imune ao tempo. Um logo deve seguir funcionando por 20, 30, 50 anos, ou até mais. Obviamente será necessário fazer alguns ajustes pontuais com o passar dos anos, mas a essência deverá permanecer a mesma.

“Durante os últimos 40 anos nós fizemos algumas mudanças na nossa identidade. Agora estamos fazendo isso novamente para nos mantermos relevantes, mas sem perder a nossa herança. A sereia terá sempre que estar lá; ela é a nossa alma”.

Esse texto está disponível no site da cafeteria Starbucks e fala sobre a mudança sofrida pelo logo em 2011 (observe imagem abaixo). Repare que o logotipo existe desde 1971 e foi alterado três vezes ao longo da história, sem nunca, no entanto, perder a identidade, que neste caso é o desenho de uma sereia.

Starbucks-logo-vector-720x340

Curioso para saber o porquê de uma sereia? Dê só uma olhada no que segue dizendo a página da cafeteria:

“Vamos voltar até 1971, quando o Starbucks começou a nascer. Na busca por uma maneira de capturar a história marítima do café e as raízes portuárias de Seattle (cidade norte-americana onde nasceu a marca), estávamos fazendo uma intensa pesquisa. De repente, lá estava ela: uma xilogravura do século 16 de uma sereia de cauda dupla. Havia algo nela – um mistério sedutor misturado com um tema náutico que era exatamente o que os fundadores estavam procurando. Um logotipo foi desenhado em cima dela e foi aí que o nosso relacionamento com a sereia teve início”.

Adaptável

A simplicidade, como já falamos, é essencial, pois ela traz consigo a adaptabilidade. Um símbolo precisa poder ser aplicado a uma infinidade de tamanhos, formatos (impresso ou digital) e materiais (papeis de diferentes texturas, bolsas, plásticos, calçados, entre outros) diferentes – dependendo, claro, das necessidades do negócio.

Portanto, antes de finalizar o desenho, procure fazer a si mesmo as seguintes perguntas: “meu logotipo está preparado para ser estampado em uma única cor? Em duas?”, “Ele é suficientemente simples para ser impresso nos mais variados tipos de materiais e tamanhos (desde uma caneta até um outdoor gigantesco)?”. Leve isso em conta!

Apropriado

Um bom logotipo deve estar desenhado de forma que seja relevante para o mercado em que será inserido e também para o seu público-alvo. Cores e tipografias infantis caem bem em lojas para crianças e adolescentes. Em contrapartida, ficariam esquisitas estampando uma marca de automóveis, por exemplo.

Neste item acredito que vale a pena citar o exemplo da marca norte-americana de produtos esportivos Air Jordan, que nasceu na rabeira do sucesso do jogador de basquete Michael Jordan. O logotipo da empresa atende a todos os pré-requisitos mencionados anteriormente e ainda por cima tem a sacada genial de ser inspirada na silhueta do ex-atleta.

JORDAN-LOGO-Black-White-Background

O logotipo da Air Jordan vai direto ao ponto e personifica o seu público-alvo (jogadores de basquete e apreciadores da modalidade). Basta olhar para ele que já é possível saber do que se trata. Todavia, você pode dar um significado ao seu símbolo sem necessariamente ser óbvio. O tipo de fonte utilizada no logotipo e sobretudo as cores aplicadas nele devem obrigatoriamente transmitir uma mensagem.

Fonte: Nuvemshop

Agora é só colocar em prática as dicas acima e criar o logotipo da sua empresa rumo ao sucesso.

Estamos à sua disposição para auxiliá-lo(a) nesta criação ou modernização!
Entre em contato e solicite um orçamento, sem compromisso!