No momento você está vendo Design & Designer

Design & Designer

Muitas pessoas ainda se confundem com as palavras DESIGN e DESIGNER.
Você tem dificuldade em diferenciar os dois termos? Vamos resolver isso já!

O que é design?

Se fosse possível utilizar uma forma simples de definição para a pergunta, seria a descrita por  Alexandre Wollner, um dos fundadores do design no Brasil: “Design é projeto” (“Alexandre Wollner e a formação do design moderno no Brasil” – NAIFY, Cosac ). Simples, não?

Design é uma forma de comunicar uma ideia ou conceito, usando processos, elementos e princípios específicos técnicos.

O que é designer?

Designer é a profissão de quem trabalha com design.
A função do designer é criar e desenvolver projetos gráficos ou de comunicação visual, ou de concepção de objetos ou peças dos mais diversos tipos, a serem produzidas em grande escala. Na área gráfica, cria logotipos, define a formatação das páginas de uma publicação, como jornais e revistas, definindo o tipo e o tamanho das letras e a disposição das imagens. Pode trabalhar em meio digital, desenvolvendo interfaces para sites, games e dispositivos móveis, como celulares, smartphones e tablets. Neste caso, atua em editoras, agências de publicidade, birôs de computação gráfica e produtoras de mídia digital. Em desenho industrial, o campo é muito amplo, trabalhando com produtos de consumo, como eletrodomésticos, mobiliário, lustres, vestuário e jóias.

O designer vai idealizar, configurar, criar, fazer a concepção, desenvolver, fazer a elaboração e especificação da solução para o problema. Ele vai pegar o problema, pesquisar por que ele existe, estudar alternativas para resolver, criar protótipos, desenvolver essas ideias, testar com uma amostra do público-alvo (muitas vezes, refazer) e finalizar para a entrega.

Design é o nome que se dá a profissão. Designer é o nome que se dá ao profissional.

Dia 05 de novembro: Dia do Designer

Fonte: Guiadoestudante & Criativosfera