No momento você está vendo Dicas para não deixar o dinheiro vazar na sua empresa

Dicas para não deixar o dinheiro vazar na sua empresa

De que adianta fazer um esforço imenso para conseguir clientes, conseguir um faturamento relevante, pagar suas contas em dia e no final do mês ver que todo aquele dinheiro simplesmente evaporou. Para isso, seguem algumas dicas para manter as contas da sua empresa em dia e que o lucro desejado apareça no final do mês.

Sem medição não há controle

Sem um bom controle dos seus gastos, de nada adianta cortar custos ou aumentar a receita se você não souber o resultado que cada uma dessas ações gerou.
Controlar todas as entradas e saídas da sua empresa é o primeiro passo para qualquer tipo de análise. Existem diversas possibilidades, tanto tecnológicas quanto a contratação de pessoas que tenham como tarefa o controle das movimentações.

Dinheiro pessoal x dinheiro da empresa

Um dos maiores erros nessa área é misturar o dinheiro pessoal com o da empresa. Se você comete esse erro, procure urgentemente o seu contador e veja como resolver a situação.

 Saiba diferenciar os ativos dos passivos

A principal diferença é que enquanto o ativo é capaz de gerar retorno direto, o passivo simplesmente exige mais e mais gastos.

Por exemplo, ter um carro que te leve para as reuniões pode gerar mais reuniões e mais vendas. Porém, não há uma grande diferença entre ter um carro popular e uma Ferrari para ir até as reuniões.

De fato que um bom carro pode ajudar em sua imagem com o cliente, mas sem dúvida existe uma linha que separa a funcionalidade da ostentação. Bom senso é fundamental nessa hora.

Fluxo de Caixa

Para finalizar, um ponto mais do que fundamental na gestão financeira da sua empresa é o fluxo de caixa. Ou seja, quando cada movimentação entra e sai no seu caixa. Permite o controle e planeje os recebimentos futuros de sua empresa como vendas parceladas ao longo do tempo.

 

Fonte: Saia do Lugar