No momento você está vendo Getty Images revela as principais tendências visuais para 2016

Getty Images revela as principais tendências visuais para 2016

Getty Images lança sua previsão anual de tendências visuais que influenciarão a publicidade, o design e as comunicações visuais no mundo todo no próximo ano.

A Getty Images, líder mundial em comunicação visual, divulgou hoje a sua antecipada previsão de tendências visuais, uma publicação das principais ideias que influenciarão o design, a publicidade e as comunicações de marcas em 2016. A previsão é feita pela equipe global de antropólogos visuais e diretores de arte da Getty Images, e as tendências abordam o lado social e cultural da linguagem visual do futuro, além de anteverem para quais tipos de imagens os consumidores serão mais responsivos no próximo ano.

As tendências são identificadas a partir da observação de uma série de recursos para os quais a Getty Images possui um acesso único: análises de especialistas das imagens publicitárias, descobertas internas das equipes da Getty Images e de seus clientes de todo o mundo, além das tendências de compra dos aproximadamente 400 milhões de downloads no site da Getty Images feitos a cada ano. Somado a isso, há também um estudo da cultura pop e da mudança global no comportamento dos consumidores. Além de fornecer uma visão indispensável para os diretores de arte, editores, fotógrafos e cinegrafistas da empresa, as tendências irão inspirar, educar e apoiar designers e outros profissionais de criação por todo o mundo.

As tendências de 2016 identificadas pelos especialistas da Getty Images são:

  1. Existência Divina:Conforme as marcas começam a focar em valores, conforme mudamos o nosso foco para um consumo mais significativo, uma onda de conceitos como bondade, determinação e interconectividade surgem no panorama visual. Num mundo repleto de imagens, marcas e storytellers estão colocando propósito no centro de suas narrativas e recorrem, agora, ao nosso senso de valor, para dentro e para fora.
  2. Extensão Humana: A tecnologia está mudando o jeito que vivemos nossa vida, compartilhamos nossas experiências e assimilamos nossos arredores. Esta tendência explora como a tecnologia se torna uma extensão de nós mesmos, desafiando os nossos conceitos do que significa ser humano ao otimizar nossos corpos, expandir nossa capacidade de memória e criatividade e oferecer conectividade total.
  3. Insurgente: Pessoas que desafiam os limites e imagens que rompem com a tradição são aceitos cada vez mais, já que o gosto popular tem se tornado mais audacioso. Ao sermos cada vez mais inundados por imagens replicadas em massa e os textos que as acompanham, o nosso apetite por um ponto de vista único e elementos visuais que se destacam aumenta. Esta tendência analisa o modo de pensar não convencional e a ruptura que vem dos outsidersna forma de rebeldes, excêntricos, não-conformistas e anti-heróis.
  4. Caos Estético: Um passo além da previsibilidade e uma reação à perfeição que muitas vezes vemos nas imagens publicitárias, a abordagem do Caos Estético à produção de imagens destaca-se em meio a um movimentado mercado de mesmices. As imagens são bagunçadas, sujas, suadas, viscerais, maravilhosas e horríveis. Elas surgem do nosso desejo de fugir da higienização e da previsibilidade da vida cotidiana e de deleitar-se no aspecto físico da natureza humana.
  5. Silêncio vs. Barulho: 2016 promete ser cheio de extremos visuais, grandes contrastes e contradições estilísticas, e o Silêncio vs. Barulho pode ser visto como um contraponto ao Caos Estético. As imagens são simples e minimalistas e abrem espaço para que os clientes criem mensagens similares: sucintas e descomplicadas, mas lindamente executadas de forma a se sobressaírem quando contrastadas às imagens mais frenéticas. Visualmente, dizem “menos é mais”, tanto na composição quanto na cor. São muitas vezes quietas e contidas, e são muito eficazes num mundo visualmente estimulado ao excesso, onde uma abordagem calma cria um contraste bem-vindo.
  6. Surrealismo: Os fotógrafos estão usando um novo tipo de manipulação de fotografia para criarem imagens lúdicas e muitas vezes surreais. Aparentando, às vezes, uma versão do século XXI da psicodelia dos anos 60, as imagens também são influenciadas por sonhos, pelo subconsciente e pelo movimento surrealista original. Em resposta a uma década dominada pela autenticidade e pelo realismo, temos agora um apetite enorme pelo surreal e pelo inesperado.

Andrew Saunders, Vice-presidente Sênior de Criação da Getty Images afirma: “As tendências que nossa equipe de criação identificou pretendem ser um indicador visual para os próximos doze meses e gerarem debates e conversas ao redor do que está direcionando a cultura e a nossa linguagem visual. O impacto das mídias sociais no consumidor têm sido um condutor especial para identificar algumas das principais tendências visuais de 2016. As previsões deste ano ilustram os contrastes encarados por este consumidor moderno: o desejo pelo extremo, por ser fora do mainstream, mas também o desejo de buscar uma comunidade e engajar-se para o bem social mais amplo.”

Pamela Grossman, Diretora de Tendências Visuais da Getty Images adiciona: “Sempre aguardamos ansiosamente a publicação do nosso conjunto anual de tendências visuais e nunca ansiamos tanto quanto neste ano. O futuro nunca foi tão fascinante e é encantador ver para onde a linguagem visual está caminhando. São tempos animadores e turbulentos, durante os quais os consumidores buscam parceiros para sua jornada, e procuram cada vez mais marcas que proporcionam inspiração, surpresas e valores sociais ou espirituais. As tendências visuais de 2016 capturam para onde caminhamos e quais imagens contarão as histórias do amanhã da melhor forma. Estamos animados para ver no futuro como essas tendências irão se manifestar nas comunicações visuais do ano por vir”.

 

Fonte: Getty Images