No momento você está vendo Google testa recurso para esconder URLs na barra de endereços do Chrome

Google testa recurso para esconder URLs na barra de endereços do Chrome

Se você é usuário do Chrome já deve ter percebido que a Google não gosta muito das URLs e desde setembro de 2018 trabalha para reduzir a exibição do URL completo na barra de endereços. Nas versões mais recentes do navegador é possível reparar que as siglas “https” e “www” não são mais exibidas, ao menos que você passe o mouse por cima.

De acordo com informações do site MSPoweruser, a companhia está bem perto de encontrar uma solução definitiva para remover a URL. Em testes realizados com flags no Chrome Canary e no Chrome Dev para Android e Windows há uma funcionalidade experimental chamada “Consulta na Omnibox”, que ao realizar uma pesquisa no Google, por exemplo, passa a exibir apenas o termo pesquisado.

Veja o exemplo:

 

(Reprodução: BleepingComputer)
(Reprodução: BleepingComputer)

 

Vale ressaltar que o recurso está em fase de testes e pode apresentar falhas, além de não funcionar em todos os sites. Mas caso você queira testar, as flags utilizadas são: “Omnibox UI Hide Steady-State URL Path”, “Query, and Ref on Hover” e “Omnibox UI Hide Steady-State URL Path”, “Query, and Ref on Interaction”.

Qual o real motivo de esconder as URLs no Chrome?

Entre os porquês de dar fim a exibição da URL no navegador, segundo a própria Google, é a confusão que as mesmas, principalmente as mais extensas, podem causar nos usuários com associação direta a páginas maliciosas.

Além disso, soma-se o fato da gigante das buscas querer manter as pessoas o máximo de tempo em suas páginas – vide o exemplo do projeto AMP (Accelerated Mobile Pages), no qual o endereço da página também não é exibido, já que ficam armazenadas em cache nos servidores da Google.

E você, o que acha do “fim das URLs”? A sua opinião é importante, comente!


Fonte: Canaltech