No momento você está vendo Logo, logotipo ou logomarca? A batalha final

Logo, logotipo ou logomarca? A batalha final

Esse infográfico vai resolver de uma vez por todas as suas dúvidas (e gerar discórdia)!

 

Este é o típico post criado para gerar briga entre designers e publicitários: a tentativa de bater o pé e dizer “essa é a definição e pronto!” apenas pra receber como resposta “mas a outra palavra está no dicionário, então ela é válida!”. Então, afinal de contas, qual o correto? Logo, logotipo, ou logomarca?

Sim, existem muitos designers, profissionais de marketing, comunicadores e publicitários que utilizam o termo “logomarca”, mesmo com muita gente torcendo o nariz ao ouvir. E, sim, esse termo existe no dicionário. Mas é só no Brasil que este termo existe; o restante do mundo utiliza variações das palavras logo, logotipo ou marca – mas nunca logomarca.

 

É uma discussão besta? É. Vai mudar em algo? Provavelmente não. Mas por que não tocar nesta ferida novamente e gerar uma discussão que com certeza terá a participação dos dois opostos – os que defendem religiosamente a utilização da palavra “logomarca” e os que acham que essa palavra é uma invenção sem sentido?

 

Esse infográfico servirá para que você entenda a origem das palavras que mais geram discussão na comunidade do design, o que talvez possa trazer alguns dados mais completos para a polêmica. Sim, nós sabemos que é uma disputa quase religiosa…

 

logo-infografico1

 

Sabemos que muita gente não concorda, ou vai ignorar isto e simplesmente surgir com outros fatos. Entretanto, se você ainda tem dúvida se deve utilizar logo, logotipo ou logomarca, sugerimos que respire fundo e utilize o fluxograma abaixo:

 

logo-infografico2

 

Sabemos que isto deve(ria) colocar um ponto final na discussão, mas convidamos aos que são contra e a favor do uso do termo “logomarca” para mostrarem a sua própria opinião na sessão de comentários abaixo. Sempre há bons argumentos!

 

Fonte: Chocoladesign