No momento você está vendo O marketing digital em 2016 e os investimentos mais rentáveis

O marketing digital em 2016 e os investimentos mais rentáveis

Olá! Me diga quando foi a última vez que você comprou algo de maior valor sem antes pesquisar na internet? Provavelmente, faz muito tempo! Perceba como nossa rotina foi totalmente tomada pela presença constante da internet e do mundo online como um todo! Neste sentido, o marketing digital vem sendo uma das principais apostas de todas as marcas, sejam elas grandes ou pequenas. Hoje, não há setor da economia em que o marketing digital bem feito não possa trazer bons resultados!

Neste sentido, é muito importante entender que o marketing digital engloba uma série de situações e de possibilidades. Muito mais do que apenas uma modalidade isolada, o marketing digital é uma prática que precisa estar atrelada ao mundo real e estabelecer uma conexão com a audiência.

Neste sentido, o marketing digital em 2016 apresenta tendências muito fortes e que ao que parecem, serão o divisor de águas entre as empresas e agências. Quem não se adequar, tem uma forte tendência a sair do mercado ou reduzir sua participação.

Segundo um estudo da renomada universidade Duke University, somente em 2016, estima-se um aumento de 14,7 % no marketing digital nos EUA e em mercados emergentes, como é o caso do Brasil. Nesta mesma pesquisa, os autores realizaram uma projeção para os próximos anos, onde a publicidade online estará ocupando cerca de 56% das verbas de marketing das grandes empresas. Também foi possível verificar que em determinados nichos de mercado, haverá um investimento de quase 100% desta verba em estratégias digitais.

Mas quais as reais tendências para 2016 e onde os investimentos trarão mais retorno?

 

Tendências do marketing digital para 2016

 

1. Conteúdo relevante:

Esta não chega a ser nem uma novidade, mas cada vez mais o conteúdo relevante, que engaja o público e produz transformação neste, é um fator relevante para a melhora de suas estratégias de marketing digital. Este conteúdo precisa ser planejado e estruturado de acordo com as personas que a empresa estabelece e busca atingir. Simplesmente sair por aí jogando conteúdo na web não é algo que traga grande retorno. Agora, se você conseguir engajar sua audiência e principalmente, oferecer conteúdo que provoque transformação, aí sim você terá um retorno considerável. O marketing de conteúdo não é algo novo, mas sim, uma estratégia que se torna cada vez mais eficiente.

2. Dispositivos móveis:

Hoje é praticamente suicídio para uma marca não usar o alcance que os dispositivos móveis trazem. Os chamados sites e blogs responsivos são fundamentais e básicos para qualquer estratégia de marketing digital. Além disso, as redes sociais hoje são inundadas por usuários em dispositivos móveis. Por isso, toda e qualquer estratégia que de fato busque uma interação bem aplicada, deverá levar em conta a utilização de dispositivos móveis. Conteúdo, design e tudo mais precisam estar adaptados a esta realidade!

3. Redes sociais:

Já não são mais tendência e sim realidade, mas cada vez mais ganham espaço nas estratégias de marketing digital. Seja através de links patrocinados, seja através de alcance orgânico, as redes sociais nos permitem uma segmentação fantástica e principalmente, um contato cada vez mais próximo da marca com a audiência. Isso estreita os laços e torna as escolhas de compra mais fiéis.

4. Remarketing:

O remarketing é uma estratégia que usa os cookies dos navegadores para saber o que os usuários procuram. Através disso, é possível segmentar muito melhor seus clientes e fazer com que as campanhas sejam mais assertivas.

5. SEO baseado na experiência do usuário:

O SEO está cada vez mais levando em conta a experiência dos usuários. Com isso, apenas amontoar palavras-chave não é mais algo inteligente a ser feito. Por isso, estabeleça boas estratégias e conteúdo de qualidade!

Tudo isso nos mostra que o marketing digital cada vez mais se preocupa com as experiências dos usuários, tornando os processos de escolha e de compra cada vez mais pessoais. Quem não se adequar a isso, estará perdendo muito dinheiro!

 

Fonte: Pugcitários

 

Este post tem 6 comentários

  1. Cintia Lima

    simplesmente magnifico seu artigo, adoreiiiiiii

  2. willian costa

    Parabéns pelo seu blog, além de um design fera, seus artigos estão muito bem escrito.

  3. André Lima

    ótimo artigo, muito bem escrito. Muito sucesso para você

  4. Alan Vargas

    Muito bom o artigo, parabéns por mais esse conteúdo super relevante. grande abraço e sucesso sempre

  5. João Palish

    Ótimo Artigo, estou no aguardo de novos conteúdos relevantes como esse. Parabéns

Comentários encerrados.