No momento você está vendo Planejando e alcançando metas.

Planejando e alcançando metas.

Um ano novo está chegando e com ele a oportunidade de começar (ou recomeçar) a traçar novos objetivos e metas, sejam eles pessoais ou profissionais.

Confira os conselhos de especialistas para você planejar e conseguir alcançar suas metas em 2016:

Descubra a si mesmo — Saiba quem é, para que identificar o que realmente quer conquistar. Busque caminhos que o permita descobrir o que hoje é a sua justa medida. O autoconhecimento é o caminho para reencontrar nossos valores e validar o caminho para o sucesso profissional.

Reforce o networking — Aproveite o período de festas para retomar o contato com pessoas que você trabalhou durante o ano, tanto fora quanto dentro da empresa. Um “Feliz Ano Novo” pode ajudar na prospecção de clientes e no reposicionamento no mercado. Vale destacar que o networking deve ser feito ao longo da carreira, pois trata-se de uma relação que deve ser constante;

Recicle seus conhecimentos — Faça cursos rápidos e programe-se para se dedicar a formações mais longas logo no início do ano, como MBA e um curso de línguas;

Invista no marketing pessoal — Se ainda não faz, comece. Marketing pessoal não é se gabar dos feitos, e sim mostrar de que forma os resultados positivos alcançados por você podem ser repetidos. Apresentar soluções e ideias para ajudar no desenvolvimento da empresa sempre são muito bem vindos;

Defina o que deseja realizar — Priorize os desejos para não se perder;

Trace o seu prazo objetivamente — Se prepare para isso, dia a dia. E defina mês/ano par alcançar a meta;

Anote quais são suas metas — A sua meta deve ser escrita, sempre. Não adianta ter tudo na cabeça porque as outras atividades do dia a dia vão fazê-lo se perder. Anote cada detalhe em um caderninho ou no próprio computador. Faça desenhos e use cores. Parece bobagem, mas essas ações ativam sua concentração;

Desenvolva sua autoconfiança – Acredite em você. Como dizia Shakespeare: se você acredita que é capaz, é. Se acredita que não, também. Você é o que se julga ser. A confiança em si mesmo é o antídoto contra a inércia e a vitimização. Aqueles que se julgam capazes não esperam pelas conquistas, as fazem acontecer.

Acredite que vai dar certo — É essencial enxergar por lentes positivas. O julgamento do entorno pauta os resultados. A crença em si mesmo e no sucesso é o combustível que nutre a motivação e faz do céu o limite.

Seja criativo, ouse — Desenvolver o lado lúdico e ver a vida também por outro ponto de vista ajuda a criar novas perspectivas e descobrir novos caminhos para o sucesso. Descontraia, permita-se e abstraia. Grandes descobertas surgem em momentos de descontração.

Planeje-se — Para quem não sabe aonde vai, qualquer lugar serve como destino final. O fim do ano é uma excelente época para planejar e traçar novos planos objetivos e estratégias. Visualize o que deseja: ser promovido, trocar de trabalho, abrir uma empresa, tirar um período sabático? Decida e monte estratégias que levem você em direção ao seu objetivo.

Aprenda a escutar — A boa comunicação começa pelos ouvidos e oferece bons conselhos e reflexões. Ouça as pessoas que você admira e escute e atente para o que elas têm a dizer. Muitas vezes um bate-papo informal com um profissional de sucesso é mais valioso do que lições e teorias ilustradas em sala de aula.

Pare de criticar e reclamar – A pessoa que foca somente o lado negativo das situações também é obrigado a lidar com suas consequências. Quem só reclama sabota a si mesmo, pois o tempo que perde reclamando deixa de ser investido na construção de novas possibilidades. Se não está satisfeito com algo, não perca tempo reclamando, pense à frente e visualize uma solução ou um novo caminho.

Respeite a sua verdade — A verdade é a ponte para a integralidade e o mapa da felicidade. Só consegue ser verdadeiramente feliz quem alinha seus valores, querer e essência. A partir do momento que você se percebe como de fato é, sua vida ganha outro sentido e o sucesso advêm como consequência.

Relaxe — Todos nós precisamos de uma válvula de escape para o estresse do dia a dia. O corpo é uma fonte de energia renovável e precisamos “recarregar” em atividades que nos deem prazer genuinamente. Encontre gatilhos que o permita relaxar e oxigenar as ideias. É preciso descobrir fontes de prazer. Permita-se e você verá a diferença!

Fonte: O Globo