No momento você está vendo Regras valiosas para deixar seu cliente satisfeito.

Regras valiosas para deixar seu cliente satisfeito.

Quais as regras básicas para vender bem e deixar o cliente satisfeito?

A expectativas de seus clientes na hora da compra são determinantes para o sucesso de sua empresa. Pois quando as expectativas do cliente são atendidas ou superadas, certamente teremos um cliente satisfeito.

Porém, se a qualidade do produto/serviço ficar aquém do esperado, o seu cliente ficará decepcionado e consequentemente insatisfeito.

A primeira regra básica é você procurar entender quais as reais expectativas do cliente em relação a determinado produto ou serviço. Algumas perguntas e uma escuta atenta o levará a definir melhor o que seu cliente precisa, e você terá mais chance de acertar a oferta. Oferte aquilo que o seu cliente espera, ou talvez um pouco mais, mas não venda algo que ele não precise. Pois aquilo que ele não precisa, não agrega valor e por isso encarece a oferta.

A segunda importante regra é fazer um preço justo para sua oferta. Preço, como nós sabemos, é um assunto muito sensível. Agora, sabendo o que o seu cliente realmente espera, lhe permitirá oferecer o produto adequado pelo preço justo, o que deixará seu cliente muito satisfeito, sem que tenha sacrificar a sua margem de lucro, concedendo descontos desnecessários.
Afinal, um cliente satisfeito que entende os preços praticados, dificilmente pede descontos.

Se o cliente busca por preço, é importante qualificar as alternativas. Existem produtos com preços e características diferentes. Você deve descrever com muita clareza qual a diferença e características entre os diversos produtos/ serviço e definir quais as razões que os diferenciam.

Neste caso, mesmo que ele abra mão de determinada característica por um preço mais baixo, entenderá os motivos e tomará uma decisão consciente. Sempre deixe claro o que ele está comprando. Sua honestidade sempre deixará seu cliente satisfeito.

Clientes gostam de negociar. Pressionam por descontos. É sempre um grande prazer conseguir um desconto extra quando possível.
Conceda esse desconto, mas nunca às custas de suas margens de lucro. A satisfação do cliente é importante, assim como a rentabilidade do negócio para sua empresa.

Para finalizar, vender bem e deixar o cliente satisfeito é saber que bons negócios devem ser vantajosos para ambos os lados. Vendedor e cliente precisam, respectivamente, vender a preço justo e comprar aquilo que está esperando por este valor sempre.

 

Fonte: Exame